terça-feira, 2 de setembro de 2008

MINHA LÁGRIMA LUSITANA



MINHA LÁGRIMA LUSITANA


Que lágrima é esta minha?
Que escorre pelo rosto,
Corre em versos,
Conta reversos,
Molha a cara toda,
Dentro e fora,
Manda embora
O sofrimento exposto.
Solidão e saudade,
Na mente perturbada
De quem ouve um fado,
A escrever dores do passado,
A sentir ausências do presente,
A projetar sucessos do futuro;
Que lágrima é esta minha?
Lembro-me agora de um Portugal
Que jamais conheci pessoalmente;
Talvez pela avó que eu amava,
Talvez pela descendência que lateja,
A aflorar consangüinidade
De outras eras,
Talvez pelo fado que ouço,
Talvez pelo carinho de Maria,
Amada amiga minha,
A Fazer-me recordar o que não vivi.
É como se eu renascesse
Além-mar.
O que há em mim é só um vazio;
Um imenso vazio!
Doloroso como um fado legítimo,
Caloroso como um abraço lusitano,
Perigoso como um ser torturado,
Amargurado como este estado insano
E alcoolizado em que estou.
Linda e amada Dulce Pontes,
A entrar como uma alma sonora
Em meu corpo,
A penetrar minha alma
Já tão preenchida de Brasil,
A misturar-se aos meus sentidos,
A expurgar traumas antigos.
Que cantora, meu Deus!
Que voz límpida mandaste
A este mundo sórdido!
Que bela e delicada mulher!
Dulce, doce mulher!
A poeta chora copiosamente,
Curva-se,
Ama desesperadamente
Sofre,
Ouve incessantemente
Este fado,
Que a remete à poesia;
E mesmo triste
Sente-se feliz.
Que sentimentos estes meus!
Que alegria triste!
Existe,
Como uma ‘estranha forma de vida’,
Vinda de um Portugal
Que eu não esqueço,
E não conheço!
Que sentimentos estes meus!
Que reencontro este meu!
Aqui estou eu,
A escrever,
E escrever,
E escrever,
E a escrever-te, Portugal!


Cacau Rodrigues

13 comentários:

*** Cris *** disse...

Lindo, lindo, lindo, viagei enquanto lia seu poema.
Um abraço!!!

Anônimo disse...

CACAU parabéns muito bonita a sua poesia...representa a juventude...liberdade....esperança ou não de algo a vim...belo espaço,
escreves bem cara, viu,
A paz de cristo

Deusa Odoyá disse...

Olá amiga Cacau.
Um lindo e doce poema.
Quanta profundidade , tivestes ao escrevê-lo.
Èisso ai amiga.
Parabéns , sempre escrevendo com a luz do interior de sua alma.
Beijos minha nova amiga.
E obrigado por sua visita ao meu cantinho.

Regina Coeli.

Deusa Odoyá disse...

Olá minha amiga Cacau.

Muito belo a sua poesia, espero não a ver mais derramar tão belas e iluminadas lágrimas.
Amiga, uma semana com muitos mimos e conchinhas para vc.
Sua nova amiga.

Regina Coeli.

Cacau Rodrigues disse...

Obrigada, Cris!
Eu escrevo para que o mundo embarque no meu sonho e na minha realidade.

Volte sempre!

Bjs, garota!

Cacau Rodrigues disse...

Obrigada, amigo Flamenguista!

É sempre bom representar a juventude, a liberdade e a esperança!

Amém! Que assim seja sempre!

Fica com Deus.

Cacau Rodrigues disse...

Deusa Odoyá, muito obrigada!

Minha amiga, estou comovida!

Que coisa linda você me disse aqui: "sempre escrevendo com a luz do interior de sua alma."

É mesmo o que procuro fazer. Tento escrever com a luz (será?) do interior da minha alma.

As lágrimas são tristes, porém belas. Todo poeta chora por amor e saudade. Eu não seria diferente, não é?

Bjs, querida!
Muito obrigada mais uma vez.

Esse é um dos textos que mais gosto; e terá destaque em meu livro.

Carolina P. disse...

Muito lindo o poema (:
Parabéns!

Cacau Rodrigues disse...

Valeu, Cááh!
Muito obrigada!

Grande beijo!

Anônimo disse...

Cacau, o que está ocorrendo?
Você está sumida, demora muito para lançar uma poesia.
Tá namorando muito é...hummmmmmmmm
É bom mais nos apreciadores da sua escrita estamos sentido falta jovem.
Um bom fim de semana é na próxima poesia SHOW DE BOLA!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bonito, mas não é lugar de lágrimas.

Hoje falei de silêncio.

Sempre venho aqui, mas é a primeira vez que escrevo. Voltarei sempre aqui. Beijo. Letesha

Cacau Rodrigues disse...

Flamenguista, que bom que vc está sentindo minha falta!

Eu até ando namorando muito (rs), mas eu sumi pq andei com problemas no PC e só entrava rapinho no orkut mesmo, não dava pra me espalhar.
Além disso, meu livro tem tomado o meu tempo, a escolha dos textos, a capa... Mas estou de volta!

Hoje, vou postar umas coisinhas, valeu?

O blog voltará ao normal. Tenho muitas coisas pra postar!

Obrigada pelo carinho e pela visita sempre!

Grande beijo.

Cacau Rodrigues disse...

Letesha, eu agradeço as visitas escondidas (rs) e essa em que você resolveu falar! Fiquei feliz por todas elas!

Olha, eu andei com uns probleminhas e o blog ficou parado, mas estou de volta; e hoje de noite postarei alguns textos novos. Tenho muitas coisas pra postar.

Volte sim, isso é uma grande alegria pra mim.

Bjs.