sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A MINHA FÉ

A MINHA FÉ


A minha fé
Professa nas esquinas,
Na noite,
Nos copos,
Na fumaça,
Nas meninas;
Mas o importante é ter fé.
A minha fé
É sem cruz e sem terço,
Mas não me livra um terço
Da cruz que eu carrego,
E eu sei por quê;
Acho até que mereço.
A minha fé
Não protege,
É um pouco herege,
Um pouco até de mentira;
Às vezes satura,
E é do jeito que é;
Mas o importante é ter fé.
A minha fé
Não frequ
enta templos,
Não ajoelha em altares,
Não se confessa aos padres,
Não se compromete
Com horários, dias, lugares,
E não se prende ao exercício da oração.
Mas tem até santo de devoção!
A minha fé
É a cara da contradição.
A minha fé é mal vista;
Compra fiado,
Recebe à vista;
A minha fé é barganha,
Escambo,
Controvérsia;
Uma espécie de contravenção.
Mas o importante é ter fé!
Mesmo a fé que bebe um pouco de vinho,
Fuma o cachimbo da paz,
Cheira a Rosa de Hiroxima,
Deita a qualquer preço;
Não é fé de menos,
E só parece que fede mais!
A minha fé é sagrada,
De porta de boteco,
Beira de estrada;
É de comer a empregada,
Meter os dedos na calçada,
Sentar num colo na escada;
Mas eu rezo e durmo em paz!
Exatamente como aquele babaca,
Que faz igualzinho,
Mas não fala que faz.
O importante é ter fé, meus filhos!
E estamos todos perdoados; nada mais!
Ah, sim!
Amém!


Cacau Rodrigues

2 comentários:

Anônimo disse...

CACAU RODRIGUES, tudo bem?


Bela explanação sobre seu prisma de ver a fé...é assim mesmo jovem DEUS está em tudo e a fé é uma pequena parte disto.
Adorei, custou masi escreveu.
Iunes/Volta Redonda/RJ.

Cacau Rodrigues disse...

Obrigada, querido.

A minha fé é um pouco profana talvez, mas é a minha fé.

E acho que estou à vontade pra dizer isso, porque Deus me trouxe a poesia de volta, e me mostrou o amor, e me faz escapar todos os dias das balas perdidas, dos bandidos nas ruas, das traições dos falsos amigos, as delícias da noite, dos verdadeiros perigos do dia. Eu não preciso pregar Deus para saber que ele existe. Deus está em mim e ponto. E nós convivemos muito bem, mesmo sendo de mundos tão diferentes.
Pecado e perdão? Sei não. Vai saber!
Aquele que não tiver pecado... deve ser um cara bastante amargurado, hein?

Obrigada pelo comentário tão lúcido.

Bjs.